25 Anos

Os 25 anos do GT A mulher na Literatura por meio dos seus boletins - Catalogação, digitalização e divulgação online do Boletim Informativo.




Um dos fatores que considero decisivo para a afirmação dos estudos "Mulher e Literatura" junto à comunidade acadêmica, foi a publicação de um Boletim Informativo desde a primeira reunião, contendo informações acerca dos participantes, as pesquisas, publicações, os cursos ministrados em pós-graduação e as teses defendidas sobre a temática, além dos textos apresentados e debatidos no encontro. O Boletim tornou-se o principal veículo de divulgação das atividades realizadas pelo grupo, ao mesmo tempo que tem viabilizado o intercâmbio e a troca sistemática de experiências profissionais neste campo específico de investigação. (Constância Lima Duarte. In: “Estudos sobre Mulher - literatura: história, avaliação, perspectivas”. Disponível aqui no site do GT)


Essa fala é a melhor explicação sobre a importância dos Boletins do GT A Mulher na Literatura. E para apresentar esse trabalho de digitalização e disponibilização dos boletins, só poderia mesmo recorrer às falas das integrantes do GT responsáveis por sua criação e permanência. Se antes da fundação do GT não existia um espaço acadêmico organizado para o debate dos estudos voltados para a análise dos espaços da mulher na literatura, com sua criação, as pesquisadoras passaram a se reunir para debater o tema, trocar experiências e criar estratégias de circulação dos seus resultados. Foi o que permitiu uma explosão de trabalhos destinados a esse tema. O que se passou nesses anos de anos de estrada pode ser conhecido por meio da leitura do histórico traçado por Constância Lima Duarte em texto publicado aqui no site do GT e intitulado “Estudos sobre Mulher - literatura: história, avaliação, perspectivas” (e ainda a versão publicada no livro Mulher e Literatura 25 anos – Raízes e Rumos, 2010, p. 17-33).

Esses boletins revelam quais as primeiras pesquisas desenvolvidas pelas participantes do GT e seus desdobramentos ao longo desses anos. Do primeiro, publicado em 1988, até o último, publicado em 2004, foram 10 volumes. Até agora disponibilizamos 09 volumes, que fizeram circular 285 textos/títulos de 144 pesquisadoras vinculadas ao GT.

Em seu conjunto é apenas uma parte do que o GT produziu. Essa é a primeira etapa do projeto “Memória Acadêmica do GT”, muito mais está nos livros, nos anais dos Seminário Nacionais e outras publicações. Muito ainda, e cada vez mais, vem sendo produzido por essas incansáveis e otimistas pesquisadoras.

Além da digitalização dos boletins, criamos um índice por autora e seus respectivos textos, com indicação do número do boletim no qual foi publicado. Assim, sabemos quem publicou o que e quando. Os sumários de cada volume também foram digitados em arquivo de leitura mais fácil e podem ser baixados.

Todos os boletins podem ser visualizados em pdf e seu download está acessível. Cumprimos assim a proposta do projeto geral que a é a sua disponibilização online. A consulta e download podem ser realizados das seguintes maneiras:

- leitura online e download do volume integral em pdf – 09 boletins, cada um contendo cerca de 300 páginas, publicados entre os anos de 1988 -2002.

- leitura online e download dos sumários por cada volume - arquivo em Word.

- Acesso online e download dos textos por meio do índice geral de autoria (144 entradas) e títulos textos publicados (285 títulos)– arquivo em Word.

Pretendíamos construir ainda entradas por assuntos, mas não foi possível dentro do prazo previsto, já que foi necessário um tempo maior para acesso e digitalização cuidadosa dos exemplares dos Boletins, alguns em condições delicadas, exigindo maior cuidado no manuseio, e revisão de cada página.

Os exemplares foram disponibilizados por Ivia Alves e Constância Lima Duarte, que os enviou via correio.

Realizar esse projeto do GT exigia um tempo razoável de dedicação que as inúmeras atribuições diárias de todas as participantes em seus locais de trabalho não permitiam. Por essa razão, agradecemos a Universidade do Estado da Bahia que concedeu a Licença Sabática para a realização desse trabalho e a Universidade Federal da Bahia que aceitou recebê-lo, sob a supervisão da coordenadora do GT, Nancy Rita Ferreira Vieira.

Além de contribuir para a memória do GT, que se mantém produtivo ao longo desses 28 anos, este trabalho permite o acesso de novas pesquisadoras ao que foi organizado, publicado e produzido pelas integrantes do Grupo e veiculado nesses Boletins. Além disso, certamente contribui para um aprofundamento sobre a história de organização das pesquisadoras concentradas no tema mulher e literatura, dos textos teóricos que fundamentam suas pesquisas e dos textos literários de autoria feminina.

O material disponibilizado no site do GT também servirá de apoio aos estudantes e docentes de Letras, nos estudos sobre literatura. Será mais um espaço de consulta a textos, pesquisas e formulações teóricas sobre o assunto.

Carla Patrícia Santana Universidade do Estado da Bahia